Beneficios - Frescos continente Perca

Perca

raia continente frescos

















raia continente frescos
eat smart
rica em proteínas e alto valor biológico
linguado continente frescos


A perca é um peixe de água doce bastante consumido em todo o mundo. Apresenta três espécies que se destacam a perca europeia, a perca do Nilo e a perca gigante. No momento da compra certifique-se da ausência de manchas, furos ou cortes na sua superfície. A pele deve estar húmida e bem aderida e as guelras devem ser brilhantes, vermelhas e sem muco. Destaca-se na sua composição a vitamina A, B1, B2, B3, B12 e D o fósforo, magnésio, ferro e o potássio. A classificação de pescado engloba 2 categorias o “peixe” e o “marisco”. Dentro da categoria do “peixe” temos os “peixes ósseos” e os “peixes cartilagíneos” como é o caso da raia. Fonte de proteínas, minerais (sódio, cálcio, zinco e fósforo) e vitaminas do complexo B.







Benefícios do consumo da Perca:

Prevenção de doenças cardíacas
Como apresenta um baixo teor de gordura e elevado teor proteico, a perca é ideal para proteger o coração dos elevados níveis de colesterol. Estes benefícios são proporcionados pela presença de ácido-gordo ômega 3.
Proteção da retina
O ômega 3 da perca ajuda na proteção da retina contra degenerações macular associada à idade.
Favorece o sistema imunológico
A sua ação antioxidante favorece o sistema imunológico e combate a acne.
Riqueza em vitamina A
A riqueza em vitamina A é imprescindível para uma boa visão e para o crescimento, no caso de crianças e adolescentes.




Recomendações diárias:


Segundo a Organização Mundial de Saúde, o grupo da Roda dos Alimentos “Carne, pescado e ovos” deverá entrar na nossa dieta com 1,5 a 4,5 porções diárias. Uma porção de perca corresponde a 25g peso depois de cozinhado (30g peso em cru).




sabia que...
A perca é um peixe de água doce.
como consumir
HÁ MUITAS MANEIRAS DE A CONSUMIR
Grelhado
Forno
Espetadas
como escolher
Odor agradável e fresco, cor brilhante,
carne branca e consistente.
como conservar
Em recipiente fechado na parte inferior
do frigorífico
linguado continente frescos
 

GET MOVING
super nutritivo
e de fácil digestão
linguado continente frescos
A Perca é um peixe de água doce podendo encontrar-se por vezes em águas salobras. Este motivo, pela diferença nas concentrações de sal das águas, permite que haja distinção relativamente à composição nutricional entre peixes de água doce e salgada. Como exemplo, encontramos nos peixes de água doce como a Perca, maior quantidade em ómega 6 do que em ómega 3.

Pelo reduzido teor de gordura que este peixe apresenta, é classificado como sendo um peixe magro.

A Perca é rica em proteínas de alto valor biológico, oferecendo ao organismo todos os aminoácidos essenciais (aqueles que o corpo não fabrica). Para além disso, o consumo deste peixe permite um aporte de vitaminas e sais minerais importantes para o bom funcionamento do organismo! Destacam-se as vitaminas A, B12, D, e sais minerais como o fósforo, potássio, magnésio, ferro e cálcio.

Do ponto de vista nutricional a Perca é um peixe muito completo, apresentando nutrientes com um impacto bastante positivo na nossa saúde. Para além disso, é ainda um dos peixes com menor índice de mercúrio. Este fabuloso peixe, a Perca, é consumido em grande escala no mundo todo.


Época da Perca



A captura da Perca, acontece durante todos os meses do ano, facilitando assim o seu consumo.



benefícios para a saúde

Músculo: Recuperador muscular
Ossos: Fortalece os ossos
Fígado: Atua na proteção do fígado
Coração: Previne doenças cardiovasculares
Olhos: Importante para a visão
Defesas: Favorece o sistema imunitário






SUGESTÃO DE CONSUMO: Almoço ou Jantar


Perca assada no forno acompanhada com batata doce e legumes.



Perca e exercício físico


A Perca é um belíssimo alimento que apresenta inúmeras vantagens numa dieta direcionada para praticantes de exercício físico. A composição nutricional deste peixe, permite a sua inclusão nas mais variadas dietas.

A Perca possui elevado teor em água, é rica em proteínas de grande valor biológico, em vitaminas e sais minerais e contém muito pouca gordura.

É, portanto, um alimento super nutritivo e de fácil digestão. Estas características, fazem da Perca também uma excelente escolha para uma refeição pré treino ou pós treino.

O elevado índice proteico da Perca, tem grande utilidade na prevenção do catabolismo (degradação da massa muscular), promove a hipertrofia muscular (aumento do volume do músculo) devido à função plástica das proteínas, age também na reparação e construção de outros tecidos e acelera a recuperação muscular após o esforço físico.

Apesar da reduzida quantidade em ómega 3, a Perca possui ainda assim um grande potencial anti-inflamatório, e isto deve-se principalmente a determinados micronutrientes presentes na sua composição.

A Perca, fazendo parte de um regime alimentar saudável e equilibrado, proporciona excelentes benefícios atuando em vários sentidos tais como na perda de peso, aumento de peso, manutenção do peso e intervindo até na prevenção de doenças cardiovasculares. Contudo, esta importância de uma nutrição adequada acresce quando se trata de praticantes de atividades físicas mais intensas. Esta preocupação trará um melhor rendimento nos treinos ou provas, permitirá uma melhor e mais rápida recuperação após os treinos e ainda reduzirá o número de lesões.


 


Personal Trainer Tiago Silva
FORMADO EM NUTRIÇÃO DESPORTIVA



benefícios

Sendo fonte de selénio é um peixe que contribui para um cabelo e unhas normais.



continente frescos

pirâmide alimentar Porções por dia

2-3açúcares (ESPORADICAMENTE)
laticínios2-3

2-3carne - peixe

vegetais3-5

2-4Frutas

grãos6-11
RECEITA
Perca grelhada como molho
de citrinos
30 min
4 pessoas
ingredientes
4 postas de perca
sal e pimenta q.b.
2 dentes de alho picados
azeite q.b.


molho
2 c. sopa de sumo de laranja
2 c. sopa de sumo de limão
2 c. sopa de vinagre de cidra
2 chalotas picadas
2 c. sopa de salsa picada
3 c. sopa de natas
100 g de manteiga em cubos
sal e pimenta q.b.


confeção

1. Tempere a perca com sal, pimenta e o alho picado.

2. Numa taça misture o sumo de laranja, limão, o vinagre, as chalotas, a salsa, as natas e a manteiga. Tempere a gosto com sal e pimenta.

3. Aqueça um grelhado com um fio de azeite. Grelhe o peixe durante 3 minutos de cada lado.

4. Verta o preparado de citrinos por cima e deixe que a manteiga derreta. Sirva com feijão verde.



Perca grelhada como molho de citrinos