Beneficios - Frescos continente Cherne

Cherne

corvina continente frescos




















corvina continente frescos
eat smart
Rico em proteínas de alto valor biológico
corvina continente frescos


O Cherne é um peixe com um elevado teor de proteína, ácido gordo ómega–3, vitamina D, cálcio e ferro. Fornece ainda, quantidades apreciáveis de vitamina B6 e E. É um peixe que apresenta um corpo robusto, cabeça grande e uma mandíbula proeminente, a sua cor é variável desde castanho-acinzentada ou cinzento-azulada, sendo mais clara no ventre.





Benefícios do consumo de Cherne:

Riqueza em ácido gordo ómega-3
O consumo deste ácido gordo traz diversos benefícios como o controle da tensão arterial, a normalização da circulação sanguínea e do ritmo cardíaco, o combate à osteoporose, melhora o funcionamento das atividades cerebrais, dificulta o desenvolvimento de processos inflamatórios e ajuda a diminuir os níveis de triglicerídeos no sangue.
Melhora o sistema nervoso e a pele
A vitamina B6, além de essencial ao sistema nervoso e à pele, auxilia o processo de metabolismo de aminoácidos e na produção de células sanguíneas.
Riqueza em vitamina E
Diversos estudos realizados indicam que o consumo de vitamina E protege contra alguns tipos de cancro e desempenha um papel relevante na prevenção de doenças cardiovasculares.
Melhora a saúde óssea
A vitamina D é responsável pela otimização da absorção do cálcio que ingerimos e evita a sua eliminação renal, disponibilizando-o para o osso, melhorando a saúde óssea.




Recomendações diárias:


Segundo a Organização Mundial de Saúde, o grupo da Roda dos Alimentos “Carne, pescado e ovos” deverá entrar na nossa dieta com 1,5 a 4,5 porções diárias. Uma porção de cherne corresponde a 25g peso depois de cozinhado (30g peso em cru).




Massinha de Cherne com Coentros

Ingredientes:
480 g de cherne sem pele e sem espinhas;
300 g de massinha macarronete;
1 c. de sopa de coentros;
100 g de tomate cortado em cubos;
40 g de cebola;
2 dentes de alho:
½ caldo de peixe;
3 cl de azeite;
Sal e pimenta preta.



Modo de preparação:

1. Leve ao lume o azeite com o alho e a cebola picados. Deixe alourar bem e adicione o tomate cortado em cubos. Tempere com sal e pimenta. Adicione o caldo de peixe e deixe levantar fervura.

2. Adicione as massas de macarronete e o cherne. Mexa e deixe cozer em lume brando durante 10 minutos.

3. Sirva a massinha de cherne numa taça e polvilhe com coentros.


Nutricionista Filipa Esposeiro


sabia que...
Os peixes jovens vivem em águas rasas e à medida que crescem dirigem-se para águas mais profundas com fundo rochoso.
como consumir
HÁ MUITAS MANEIRAS DE O CONSUMIR
Grelhado
Forno
como escolher
Olhos brilhantes e convexos, odor agradável a fresco (mar), cor brilhante, escama aderente.
como conservar
Peixe inteiro - Em recipiente fechado na parte inferior do frigorífico.
corvina continente frescos
 

GET MOVING
alimento rico com
teor médio de gorduras
corvina continente frescos


O Cherne é um peixe de água salgada que quando é jovem habita em águas rasas no entanto, quando cresce desloca-se para águas mais profundas onde passa a maior parte do seu tempo.

É um peixe que pode atingir grandes dimensões, sendo muito cobiçado também pela sua carne branca, firme e de sabor não muito intenso, considerada por muitos uma carne nobre.

Rica em proteínas de alto valor biológico, a carne do Cherne apresenta um teor médio de gorduras (saudáveis) sendo também, uma importante fonte de vitaminas e sais minerais. Das vitaminas presentes neste peixe, destacam-se a D, E, B6 e B12 contudo, este alimento é igualmente uma fonte forte de sódio, fósforo, potássio, magnésio, zinco e cálcio.

Relativamente à gordura encontrada no Cherne, tendo como exemplo o ómega 3, é de salientar a sua importância pelos inúmeros benefícios que oferece ao nosso organismo. O ómega 3 é um ácido gordo com características anti-inflamatórias, capaz de controlar os níveis de colesterol, de prevenir doenças cardíacas, de auxiliar no tratamento da hipertensão arterial, de minimizar as dores causadas por inflamações articulares, atuando ainda em processos de perda de peso. As vantagens que o consumo de Cherne proporciona ao nosso corpo, fazem deste peixe uma excelente escolha para uma refeição saudável!

Época do cherne



O Cherne é capturado por espinhel, palangre de fundo e redes de emalhar. A pesca do Cherne é relativamente limitada contudo, podemos encontrar esta espécie durante todo o ano.



benefícios para a saúde

Músculo: Recuperador e anti-inflamatório muscular
Ossos: Fortalece os ossos
Coração: Melhora a função cardíaca
Olhos: Melhora a qualidade da visão
Defesas: Favorece o sistema imunitário






SUGESTÃO DE CONSUMO: Almoço



Posta de Cherne grelhada acompanhada com batata doce cozida e salada de alface com rúcula. (Regar o peixe e as batatas com molho de azeite extra virgem, limão, alho picado e coentros).







Cherne e exercício físico




Sendo que o peixe é uma das melhores fontes de proteína, faz sentido o seu consumo regular na dieta de qualquer praticante de exercício físico. A proteína é um nutriente essencial para um bom desempenho nos treinos, ajudando na recuperação após o esforço físico e tem um papel relevante no desenvolvimento muscular.

O peixe Cherne, contendo uma concentração média de gordura na sua carne, será uma excelente e saudável escolha para uma refeição a qualquer hora do dia, excepto nas refeições pré e pós treino. Dado que a gordura prolonga a digestão, isso iria atrasar a absorção de nutrientes importantes, necessários e com alguma urgência para que possa haver uma boa resposta do corpo ao estímulo imposto durante o treino e iria também atrasar a recuperação que pretendemos que se inicie imediatamente após o treino através da ingestão dos nutrientes certos.

O ómega 3 (gordura saudável) presente na carne do Cherne, quando é ingerido em quantidades ideais, desempenha funções de extrema importância tanto na saúde cardiovascular como na recuperação muscular após o exercício físico, combatendo o efeito inflamatório pós treino.

As vitaminas e sais minerais contidos neste peixe de carne nobre desempenham importantes funções na atividade muscular, no crescimento celular, no metabolismo dos hidratos de carbono, gorduras e proteínas, têm um papel fundamental na performance em desportos de resistência e atrasam a sensação de fadiga. Perante este cardápio de benefícios, o Cherne é realmente um alimento rico e que deve ser incluído na rotina alimentar dos desportistas e não só!


 



Personal Trainer Tiago Silva
Formado em nutrição Desportiva




benefícios

Um peixe fonte de vitaminas B6 e B12, essenciais ao normal metabolismo produtor de energia e ao correto funcionamento do sistema imunitário.



continente frescos

pirâmide alimentar Porções por dia

2-3açúcares (ESPORADICAMENTE)
laticínios2-3

2-3carne - peixe

vegetais3-5

2-4frutas

grãos6-11
RECEITA
quiche de cherne e legumes
40 min
4 pessoas
ingredientes
Azeite
Sal q.b.
Pimenta q.b.
300g de massa tenra
300g de cherne cozido e sem pele nem espinhas
100g de cenoura cozida em cubos
40g de cebola
2 dentes de alho

100g de grelos cozidos e escorridos e picados

4 ovos
3 dl de natas


confeção

1. Leve ao lume o azeite, o alho picado e a cebola picada e deixe alourar. Junte a cenoura em cubos, o cherne e os grelos bem escorridos e picados. Mexa bem e tempere com sal e pimenta. Deixe cozinhar durante 5 minutos. Bata os ovos ligeiramente, tempere com sal e pimenta e adicione natas. Junte na panela.

2. Deite o recheio na tarteira e leve ao forno a 160ºC, durante 30 minutos.

3. Retire da forma e sirva.