Beneficios - Frescos continente limao

limão

limao continente frescos




















limao continente frescos
eat smart
possui propriedades anti-inflamatórias
limao continente frescos


Proveniente do limoeiro, este fruto é rico em vitamina C, potássio e cálcio. Possui capacidades
de limpeza e destoxificação do organismo e é crucial na conceção.





Benefícios do consumo de limão:

Previne gripes, constipações e infeções por parasitas
O limão possui propriedades anti-inflamatórias e funciona como um estimulante do sistema imunológico, devido à presença de ácido ascórbico (vitamina C). A sua riqueza em flavonoides permite ter um efeito “antibiótico natural”
Melhora a saúde do seu cérebro
A sua composição em potássio estimula o cérebro e regula a tensão arterial
Melhora a digestão
Quando consumido durante ou após as refeições, estimula o bom funcionamento do fígado e da vesícula biliar e ainda, o seu teor em minerais e vitaminas ajuda na eliminação de toxinas do trato digestivo e consequentemente alivia sintomas de indigestão como azia, enfartamento e flatulência.
Importante para a conceção
A sua riqueza em vitamina C protege os óvulos e a parede uterina das toxinas que interferem na fecundação. Como mantem o corpo num estado alcalino, promove uma função hormonal e hidratação ótima.
Melhora a saúde da sua pele
Devido à sua composição em vitamina C e outros antioxidantes, o consumo de limão diminui rugas, manchas e promove a luminosidade da pele.




Recomendações diárias:


Segundo a Organização Mundial de Saúde, diariamente dever-se-á promover o consumo de pelo menos 400g de hortofrutícolas (fruta e hortícolas), o correspondente a 5 porções (preferencialmente 2 porções de fruta e 3 de hortícolas) destes alimentos, de forma a prevenir o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, obesidade e alguns tipos de cancro. Uma porção de limão corresponde em média a 200g (1 limão).




Granizado de limão e hortelã

Ingredientes:
3 limões
200g de adoçante stevia
5 folhas de hortelã
500g de gelo



Modo de preparação:

1. Descasque os limões e retire-lhes a parte branca e os caroços.

2. Coloque o adoçante no copo e misture.ar. 3. Junte o limão reservado e a hortelã e triture tudo.

4. Adicione o gelo (previamente picado).


Nutricionista Filipa Esposeiro
sabia que...
O limão é um dos frutos mais populares do mundo. Foi levado a europa pelos árabes, mais precisamente, a sicilia de onde se espalhou.
como consumir
HÁ MUITAS MANEIRAS DE O CONSUMIR
sumos
cozinhados
saladas
como escolher
Deve escolher frutos de coloração amarela, inteiro e sem sinais de desidratação
como conservar
Fruteira à temperatura ambiente ou embalagem aberta no frigorífico 1 a 2 semanas
limao continente frescos
 

GET MOVING
a mais versátil
limao continente frescos


O limão é um fruto valiosíssimo e muito versátil! Tanto pelas inúmeras propriedades benéficas que representa para o nosso organismo, como pelas suas infindáveis utilizações no campo doméstico.
É um fruto com propriedades antissépticas, fungicidas, adstringentes, antiespasmódicas, anestésicas, anti-inflamatórias e antivirais. Sendo um fruto, também contém frutose (açúcar das frutas). Esta frutose torna-se impercetível devido ao elevado teor de ácido cítrico e ácido ascórbico (vitamina C) presentes no limão. Na sua composição, este fabuloso citrino também apresenta limoneno, pectina e vitaminas B1, B2 e B3 (na casca), bioflavonoides (na entrecasca ou parte branca), vitamina A e vários minerais na polpa.
É de salientar que um limão médio consegue suprir cerca de metade das necessidades diárias de vitamina C para um adulto.




Época do limão



É um fruto suculento de intenso sabor amargo. Dado que as diferentes espécies de limoeiro frutificam em épocas do ano distintas, permite que possamos consumir este fruto o ano.



benefícios para a saúde




Músculo: Anti-inflamatório muscular
Defesas: Fortalecimento sistema imunitário
Pele: Beneficia o rejuvenescimento
Fígado: Desintoxicante hepático
Intestino: Potencia o peristaltismo
Vesícula Biliar: Dissolve cálculos biliares
Rim: Dissolve depósitos de cálcio e pedras







limão e exercício físico




O nosso corpo tem a capacidade de produzir determinados tipos de agentes antioxidantes! Mas existem outros antioxidantes que o nosso organismo não consegue sintetizar, tornando-se fundamental a sua ingestão através da alimentação. Como exemplo, temos a vitamina C.
O limão é uma das principais fontes desta vitamina.
A vitamina C presente neste fruto, para além de proteger e reduzir os danos provocados pelos radicais livres produzidos durante o treino, contribui também para o crescimento, atua na manutenção da saúde dos tendões e ligamentos, na regulação da pressão arterial, inibe a produção de cortisol (hormona catabólica), auxilia na absorção do ferro quando ingeridos na mesma refeição.
Praticantes de musculação, dependendo da intensidade do treino, podem ingerir até 3g desta vitamina, diariamente, repartida por doses no pré treino, pós treino e ao longo do dia.


 



Personal Trainer Tiago Silva



benefícios

Como tem um baixo teor de açúcares, tem também um baixo valor energético. Além disso é rico em vitamina C, uma vitamina antioxidante.



continente frescos

pirâmide alimentar Porções por dia

2-3açúcares (ESPORADICAMENTE)
laticínios2-3

2-3carne - peixe

vegetais3-5

2-4Frutas

grãos6-11
RECEITA
Lasanha de lima-limão
90 min
8 pessoas
ingredientes
1 l de sorbet de limão Continente
300 g de curd de limão
1 l de gelado de nata Continente
2 gotas de corante alimentar verde
½ chávena de amêndoas e avelãs
2 limas


confeção

1. Forre um tabuleiro de cerca de 30 x 15 cm com papel vegetal. Cubra o fundo com uma camada de sorbet de limão com cerca de 1 centímetro de altura. Leve ao congelador por 30 minutos.

2. Retire o tabuleiro do frio e cubra a primeira camada com o curd de limão. Volte a congelar por mais 30 minutos. Retire de novo e espalhe o gelado de nata misturado com o corante, fazendo assim uma terceira camada. Leve ao congelador por mais 30 minutos.

3. Por fim, polvilhe com os frutos secos finamente triturados e sirva a lasanha gelada decorada com fatias finas de lima.
Limão