Beneficios - Frescos continente ameixa

Ameixa

ameixa continente frescos

















ameixa continente frescos
eat smart
rica em vitaminas e sais minerais


O fruto da ameixeira apresenta um sabor doce e ligeiramente azedo.
Pode ser consumido ao natural, em compotas, geleias, sopas ou purês.
Esta fruta apresenta baixo valor energético, é rica em vitaminas tais como a vitamina A, complexo B, C e K, fibras alimentares, potássio, cobre, ferro, cálcio, magnésio e fitonutrientes com elevado poder antioxidante.





Benefícios do consumo de Ameixa:

Poder antioxidante
A ameixa apresenta um elevado teor de fitonutrientes, como o ácido neoclorogênico e ácido clorogênico. Estes dois ácidos neutralizam os radicais livres, ajudando a proteger as membranas celulares. A ação antioxidante é ainda, reforçada pela presença de vitamina C, vitamina A e antocianinas da fruta. Além disso, o betacaroteno ajuda a prevenir o cancro oral e do pulmão.
Melhora a prisão de ventre
A fibra insolúvel da ameixa permite que as bactérias benéficas do intestino proliferem, resultando num melhor funcionamento do trânsito intestinal. Este efeito é melhorado pela presença de sorbitol, substância com efeito laxante natural.
Benéfico para os diabéticos
A sua riqueza em fibra solúvel e insolúvel e o seu baixo índice glicêmico, permitem normalizar os níveis de açúcar no sangue após as refeições. A fibra solúvel também aumenta a sensibilidade à insulina e, portanto, pode desempenhar um papel útil na prevenção e tratamento de diabetes tipo 2.
Fortalece os ossos
Segundo estudos científicos, o consumo de ameixa apresenta benefícios na manutenção e recuperação da densidade óssea, este efeito parece estar associado a elevados níveis de boro, vitamina K e cálcio, nutrientes importantes na formação óssea.




Recomendações diárias:


Segundo a Organização Mundial de Saúde, diariamente dever-se-á promover o consumo de pelo menos 400g de hortofrutícolas (fruta e hortícolas), o correspondente a 5 porções (preferencialmente 2 porções de fruta e 3 de hortícolas) destes alimentos, de forma a prevenir o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, obesidade e alguns tipos de cancro. Uma porção de ameixa corresponde em média a 100g (2 ameixas).




SUMO DE FRUTA

INGREDIENTES:
100 g de manga;
2 Kiwis;
1 cenoura;
2 ameixas;
1 c. sopa de sementes de abóbora;
200 ml de água fria;



Modo de preparação:

1. Descasque os kiwis, a cenoura e as ameixas. Se usar manga fresca, descasque-a também e corte tudo em pedaços.

2. Coloque todos os ingredientes num liquidificador ou robot de cozinha e bata durante cerca de 2 minutos, certificando-se que fica bem triturado e obtém um batido fresco e bem suave.







sabia que...
A ameixa é o fruto da ameixeira, pertencente à família das rosáceas. Existem muitas variedades de ameixa: preta, amarela, vermelha, rainha cláudia, abrunho.
como consumir
HÁ MUITAS MANEIRAS DE A CONSUMIR
compota
carnes
como escolher
Firmes, brilhante e intacta.
como conservar
Na gaveta inferior do frigorífico. Para uma ameixa com uma consistência menos firme colocar à temperatura ambiente e depois refrigerar.
manga continente frescos
 

GET MOVING
UMA FRUTA VERSÁTIL
E EXCELENTE ANTIOXIDANTE
manga continente frescos
De consistência carnuda e suculenta, a Ameixa é um fruto saboroso e muito saudável! As variedades da Ameixa distinguem-se pela sua cor, tamanho e sabor.

Consoante a variedade, as Ameixas apresentam algumas diferenças na sua composição nutricional, tendo por exemplo maior ou menor teor em água, pró vitamina A, proteína e açúcar.

A Ameixa também possui elevada quantidade de fibras e para além disso, contém diversos sais minerais e vitaminas importantes para o nosso bem estar! Dos sais minerais destacam-se o potássio, ferro, cálcio e fósforo. Relativamente às vitaminas sobressaem as vitaminas do complexo B, vitamina C, E e K.

Pelas características que este magnífico fruto apresenta, pode afirmar-se que a Ameixa tem ação diurética, depurativa, laxativa, antioxidante e anti-inflamatória! Este fruto é realmente um extraordinário agente terapêutico contra várias doenças. Contudo, para podermos usufruir de toda a riqueza nutricional, a Ameixa deve ser comida ao natural, fresca.




Época da Ameixa



Apesar disso, a sua colheita faz-se com maior intensidade desde junho até setembro, sendo esta a melhor altura para o seu consumo.



benefícios para a saúde


Músculo: Recuperador muscular
Ossos: Combate a osteoporose
Pele: Possui ação anti-envelhecimento
Intestino: Facilita o trânsito intestinal
Coração: Melhora a saúde cardiovascular
Olhos: Combate a degeneração macular
Defesas: Beneficia o sistema imunitário






SUGESTÃO DE CONSUMO: Meio da Manhã



Batido de Ameixa com banana e maçã.
Coloque numa liquidificadora 2 Ameixas, 1 banana, 1 maçã e acrescente bebida de aveia, de amêndoa ou de arroz até obter a consistência desejada.



Ameixa e exercício físico




Para além de ser um fruto bastante energético e altamente nutritivo, encontramos na Ameixa enumeras propriedades vantajosas potenciando uma melhor prestação num treino ou numa prova, sendo também uma mais valia na recuperação após o esforço físico.

A Ameixa, por ser um fruto de baixo índice glicémico, com elevada quantidade de água e riquíssima em vitaminas e sais minerais, levado a que seja uma ótima opção para qualquer altura do dia, podendo ser incluída numa refeição pré e pós treino.

Numa refeição pré treino, a Ameixa tem a capacidade de fornecer energia e alguma hidratação, e com a vantagem de não sobrecarregar a digestão. Na refeição após o treino este fruto auxilia na hidratação, na reposição das reservas de energia e dos sais minerais perdidos através do suor e atua também na proteção das células reduzindo os danos causados pelos radicais livres produzidos durante o esforço físico. Com todas as vantagens que a Ameixa apresenta, este fruto é com certeza um forte aliado a incluir na dieta de qualquer praticante de exercício físico!


 



Personal Trainer Tiago Silva
Formado em Nutrição Desportiva




benefícios

As ameixas frescas são perfeitas para regular o trânsito intestinal sem acrecentar muitas calorias à refeição.



continente frescos

pirâmide alimentar Porções por dia

2-3açúcares (ESPORADICAMENTE)
laticínios2-3

2-3carne - peixe

vegetais3-5

2-4Frutas

grãos6-11
RECEITA
Ameixas com queijo azul
e nozes
40 MIN
4 pessoas
ingredientes
8 ameixas
200 g de queijo azul
100 g de nozes picadas
Tomilho q.b.
Azeite q.b.


confeção

1. Corte as ameixas em metades, retire o caroço.

2. Coloque num prato e leve ao forno por 20 minutos. Retire e espalhe por cima o queijo azul, polvilhe com as nozes e o tomilho.

3. Regue com um fio de azeite e leve ao forno por 20 minutos.